Grande C
O Grande © tem uma missão institucional: enraizar o valor da criatividade e da diversidade da obra original, como fundamento para a protecção concedida pelo Direito de Autor e pelos Direitos Conexos, em especial na era digital.
"O Concurso de Criatividade Grande © é um projecto desenvolvido para os alunos e as suas escolas, sobre o valor da criatividade e da obra original, que é a base e o fundamento do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
O projecto surge na sequência do reconhecimento de que a cultura em geral (seja através da música, filmes, escrita ou outros meios) é parte integrante da vida dos jovens e que a internet é uma fonte de informação, de apoio e de ligação entre estes e o meio artístico. Esta relação deve contudo ser feita de uma forma que consiga proteger não só os dados pessoais dos jovens, mas também as obras."
Grande C é uma iniciativa que pretende promover a criatividade entre os jovens dos 12 aos 20 anos de idade que frequentam as escolas portuguesas.
Podem concorrer alunos do 3º ciclo, ensino secundário e escolas Profissionais em qualquer modalidade de formação com equivalência legal a esses níveis escolares.
As propostas podem ser de qualquer área disciplinar, desde que envolvam a utilização de novas tecnologias e "revelem criatividade".
Tendo como tema "tecnologia, criatividade e ensino", os trabalhos devem ainda evidenciar "boas práticas na escola" e propor "um modelo tecnológico a seguir", uma vez que os projectos do concurso se destinam a integrar uma comunidade de partilha online.
Música, Letra, Vídeo, Design, Média, Fotografia, Escrita Criativa são as sete categorias a concurso, nas quais podem ser apresentados projectos. Estes podem ser apresentados individualmente ou em grupo. Ler mais
Datas importantes:
- Inscrições até 31 de Março 2011
- Recepção de trabalhos até 21 Abril 2011
Poderá ler o Regulamento aqui
As inscrições são feitas online no site Grande C.
A apresentação dos trabalhos a concurso será feita através da ferramenta de submissão de obras disponível no site www.grandec.org, ou pelo envio para o e-mail grandec@grandec.org ou para a morada Apartado nº 53006, EC Estados Unidos – Lisboa, 1701-001 Lisboa, sendo válida a data do envio.
Prémios:
Ao projecto vencedor em cada um dos escalões serão atribuídos prémios destinados à escola, ao professor responsável e aos alunos que integram a turma. Ler mais
Por detrás da iniciativa está um objectivo pedagógico muito importante: mostrar que não se deve fazer cópias ilegais, e sim proteger as obras e os autores de ideias originais.
Esta educação dos consumidores digitais tem que ser levada a sério nas escolas, pela sensibilização dos alunos na recusa do 'copy/past'. Citações são permitidas se identificados devidamente os autores e reescritas segundo as regras dos sinais de pontuação.
É pois importante não aceitar entrega de trabalhos de pesquisa sem referências de bibliografia e/ou webliografia consultadas.
As imagens devem receber o mesmo tratamento de informação: citação dos autores e respectivas fontes de informação.
Esta educação dos consumidores digitais tem que ser levada a sério nas escolas, pela sensibilização dos alunos na recusa do 'copy/past'. Citações são permitidas se identificados devidamente os autores e reescritas segundo as regras dos sinais de pontuação.
É pois importante não aceitar entrega de trabalhos de pesquisa sem referências de bibliografia e/ou webliografia consultadas.
As imagens devem receber o mesmo tratamento de informação: citação dos autores e respectivas fontes de informação.
Grande © is a project competion promoted by AGECOP – "Associação para a Gestão da Cópia Privada", for Portuguese students of elementary and secondary schools.
The aim of the competion is to encourage the education and awareness of young people in schools in the field of digital contents and highlight the importance and respect of copyright and related issues.
Educators and students are encouraged to create new and original contents in seven categories (music, lyrics, video, design, media, photography and creative writing) to stimulate protection of intellectual property of digital content promoting thus consumers education.
The initiative has an important educational aim: showing that digital consumers (students and educators) should not make illegal copies, or plagiarize documents or images, but protect the works and authors of original ideas.
G-Souto
02.03.2011
Copyright © 2010G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®
Referências:
Grande C - Concurso de Criatividade para as Escolas Portuguesas
Destaque à criatividade