Blogues em Educação

 

myspace_nicolas_kamm_afp_file_14_05_07.jpg

Fotografia: Nicolas Kamm/AFP 2007


Participei como conferencista no 3º Encontro Nacional e 1º Galaico-Português de Weblogs que teve lugar na Reitoria da Universidade do Porto, 13-14 Outubro 2006.

Foi uma experiência interessante! A minha comunicação tinha por tema a aplicação de blogues no ensino em alargamento de aprendizagens e enriquecimento curricular.



O encontro "procurou juntar investigadores, utilizadores e interessados em weblogs em Portugal e na Galiza."

Na temática Aplicações Práticas de Blogues (ensino, organizações, investigação), apresentei um intervenção intitulada  O Blog no enriquecimento curricular- Blog dos Caloiros. 

 Avatar G.Souto

O artigo foi posteriormente publicado na Revista das Ciências da Informação e da Comunicação - CETAC e pode ser lido em Revista Prisma.com

Os blogues são sítios web fáceis de criar e encorajam imenso a interacção autor/leitores.

Podem ser um espaço de ensino interactivo excelente que dá lugar a um diálogo pessoal e colectivo, num espaço de  fresca liberdade.

A diversidade de blogues ligados ao ensino é grande! Pode integrar os blogues dos professores, blogues dos alunos, blogues das disciplinas (Agauded & Baltazar, 2005) e os blogues das escolas.”

Os blogues fornecem um grande potencial como ferramenta no âmbito do ensino e aprendizagem, já que podem adaptar-se a qualquer área, nível educativo e metodologia.*

Utilizo os blogues, nas áreas curriculares de Língua Portuguesa Francês LE  e Cidadania.

Os resultados têm sido excelentes! Os alunos sentem-se atraídos pelas novas tecnologias e nada melhor do que pôr as tecnologias ao serviço da construção de conhecimento.

Os blogues de que sou autora, alguns em colaboração com um grupo de alunos, têm portanto carácter científico-pedagógico e cultural.

Servem de apoio e prolongamento do ensino presencial e dos media tradicionais, complementado por um projecto e-learning Kidzlearn Lugares & Aprendizagens (Janeiro 2002) de que sou também autora, numa perspectiva de alargamento de saberese aquisição de novas competências.

É certo que alguns alunos ainda não têm acesso à Internet e outros preferem ficar 'pendurados' no Messenger, Myspace ou Tagen e agora já no YouTube e Hi5.

Mas, os mais interessados, possuidores de uma rápida capacidade cognitiva e de um ritmo de aprendizagem assaz invulgar, visitam diariamente os  seus blogues para conhecer e participar de novos posts e desvendar novos conceitos.



Levantam dúvidas sobre actividades de reforço curricular ou deixam um comentário, como se se sentissem conectados com a Professora em tempo real. Por vezes, até é! A qualquer hora e em qualquer lugar!

Afinal, foram estes jovens alunos que me motivaram a criar espaços web com actividades em alargamento de competências, enriquecimento curricular um clima de aprendizagem interactiva.

No conjunto, tem sido uma aprendizagem muito apelativa e gratificante, em espaço aberto, dinâmico, apoiado num diálogo informal e muito fresco nesta nova relação professora/alunos.

É sem dúvida a vontade, sempre presente, de cativar uma geração que vive imergida na web que me leva a criar espaços para a descoberta de uma aprendizagem interactiva e em constante mutação.


G-Souto

8.11.2006
Copyright © 2010G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®


Referências:


Andrade, António - Comunidades de Prática,  Uma Perspectiva Sistémica, IQF -Nov@Formação, Nr 5, Junho 2005

Tiscar, Laura, Blogs de alumnos, 08.06.2005


Dos Livros de Pop Singers

 

madonna31.bmp

Madonna  (novo livro infantil)

the_kylie_minogue_the_showgirl_princess_200609221155266090_afp.jpg

Kylie Minogue (livro infantil)
http://news.sawf.org/



Gostaria - em jeito de partilha - de falar sobre o impacto de figuras ligadas à música, cinema e outros meios de comunicação, no captar os indigos para o gosto pela leitura.

Não, não se assustem! Não vou falar de «Morangos com Açucar»! Isso são outras músicas...


Paul McCartney (livro infantil)

Talvez deva ser mais clara! Pegar em livros escritos por figuras mediáticas como Madonna ou Paul McCartney e agora Kylie Minogue (cantores pop que editaram livros recentemente) e ler curtos excertos, em determinados espaços escolares, nomeadamente nas aulas de Língua Portuguesa, em "Cantos de Leitura", criou novos leitores no meu grupo de indigos.

Com esta pedagogia de leituras diferentes, não catalogadas, tenho formado um boa plêiade de cativados leitores que passaram a fruir do enorme encanto de ouvir ler histórias, de ler com prazer e até de saborear a compra de livros com a sua própria semanada.

Nesta perspectiva mais aberta e dinâmica, não aboli as histórias de encantar. Estas jamais serão ultrapassadas, já que a beleza e o valor imanentes são de difícil equiparação.

Fazem parte do imaginário colectivo da humanidade.

Foi há bem pouco tempo que decorreram as Comemorações do Jubileu do Nascimento de Hans Christian Andersen (1805-2005) e quase todos os países do mundo aderiram às manifestações culturais projectadas pelo governo dinarmarquês e pela Fundação HCA.

A Biblioteca Nacional participou com uma esplêndida exposição sobre Hans Christian Andersen. E nesse espaço virtual, construímos depois em sala de aula momentos encantatórios de leituras.

Com que magia os indigos releram alguns dos seus contos favoritos!

Mas, de modo algum deixaria esquecidas as mais belas histórias que Sophia de Mello Breyner Andresen escreveu para crianças.

Continuam a fazer parte dos meus itinerários poéticos e pedagógicos e, cada (re)leitura me abre novos caminhos de exploração vivencial que procuro transmitir com emoção.

Evocação belíssima de extasiante imaginação, frondosa e nobre lexicologia, em que os aromas se remisturam de memórias de infância e saberes, abrem um espaço fantástico na criatividade de jovens de várias gerações. Esta é a Sophia que continua a deixar-me extasiada.

São referências fundamentais da literatura infantil e juvenil portuguesa e universal, traduzidas em várias línguas.

Estou, no entanto, perante uma geração diferente: jovens ligados ao futuro, ao imediato, às tecnologias - mp3, Ipod, Myspace ou Tagen.

Uma coisa em comum demonstram! Dificilmente lêem, e juntam a isso um certo desencanto, absorvido pelo consumo rápido e descartável, já que os jogos, Internet, televisão e até muitos dos filmes que procuram, lhes mostram uma realidade demasiado palpável, e tantas vezes cruel.

Trazê-los ao prazer da leitura, aos livros impressos, continua a ser a minha utopia.

Sou uma leitora inabalável, apaixonada, compulsiva e vivo imergida no encanto das histórias contadas pelas páginas aromatizadas de um livro.

Colocados perante o meu enorme gosto de ler, transmitido mesmo sem querer, eis que lhes vou oferecendo outras leituras, a partir de obras criadas por cantores pop e não só! E ei-los devoradores de livros, também!
Ganhei uma batalha linda! Os indigos, tirando raras excepções, já adoram ler!

O meu primeiro passo para lhes cativar esse gosto é perfumar os últimos momentos ou curtas pausas de dispersão, em aulas longas - os conhecidos blocos de 90 minutos - com a leitura de curtos excertos de variados livros. E deixo que fiquem em suspenso...

As minhas primeiras obras alternativas foram "As Rosas Inglesas" - Madonna e "Lá no Cimo das Nuvens" - Paul McCartney, editadas por casas de grande prestígio, como Publicações Dom Quixote e Editorial Presença, respectivamente

Certo é que esta ligação livros/música tem uma enorme influência no imaginário dos meus jovens leitores.
Com aquele brilho quase imperceptível no olhar, vejo-os trazer para as aulas outros livros que vão tentando descobrir - o que acho óptimo! - pois eu só pretendo despertá-los para essa aventura maravilhosa que é ler!

Fazem-no com encantamento e grande alegria espelhada nos rostos. E envolvem-me com gestos soltos, vozes chilreantes:

- Professora, já comprei "O meu primeiro livro Dom Quixote"!
- Fui à biblioteca requisitar "O Príncipezinho" e estou a ler!
- Descobri lá em casa as "Fábulas de La Fontaine". Posso ler?

Os mais indecisos, ainda perguntam:

- Ó Professora! Quero comprar um livro! Tem alguma sugestão?

E lá vou relembrando outras histórias, já que tenho a preocupação de passear frequentemente pelas livrarias, na descoberta de novos livros para lhe poder oferecer como leituras.

Ao mesmo tempo, o meu sorriso rasga-se como um céu pintado de azul indigo.

(texto original, publicado em 05.02.2006)


Nota de rodapé - Levo sempre um livro diferente na pasta e quando começo as aulas, poiso-o distraidamente sobre a mesa, entre os livros e outros documentos. Os indigos, curiosos como só eles, vêm de mansinho espreitar os meus gostos... faço de conta que nem dou por nada!

- Professora! Hoje não lê?! - perguntam em determinado momento.

Os indigos trazem agora, por vezes, um livro e colocam-no muito direitinho em cima da suas mesas.

Ah! Também já se habituaram a distinguir a importância de uma 1ª edição! Não acham uma delícia?!


G-Souto

25. 07.2006
(reescrito)


Copyright © 2010G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®




Chronicles II


bruxelas1.bmp

Charlemagne Building
http://www.elearningconference.org/
(visitado em 1 Julho 2005)

Lugares & Aprendizagens na «eLearing Conference - Towards to learning society» Brussels

19-20 Maio 2005

Kidzlearn Lugares & Aprendizagens esteve desta vez na «eLearnig Conference - Towards a learning society» Bruxelas, 19-20 Maio 2005.

Na busca incessante de novos desafios e outras aprendizagens, dou comigo regularmente a navegar na web, na senda de perspectivas dinâmicas e interactivas dos saberes que este fantástico e esfuziante mundo da Internet nos oferece a cada momento. Tantos recursos ao alcance dos nossos dedos!

Assim, sempre que posso, aproveito as horas de final de dia, a acalmia e cumplicidade da noite. O cheiro a silêncio e a tranquilidade sonora favorecem um trabalho de pesquisa on-line calmo, enriquecedor, infindável... Por vezes, perco-me na teia cadenciada das horas!

De sítio em sítio, lá vou deslizando o olhar, da dança para a pintura, da música para a literatura, de um museu para uma conferência, de um congresso para a descoberta de múltiplos sítios de prazer estético e cultural.

Numa dessas minhas deambulações web, deparei-me com o sítio http://www.elearningconference.org
 
Detendo-me um pouco mais no programa, pareceu-me desde logo aliciante o perfil diversificado dos oradores. 

Senti-me tentada a não ficar espectadora à distância mas sim, estar presente, participar, ouvir, partilhar de um encontro que prometia tanta informação e diálogo sobre os paradigmas do learning como suporte da pedagogia presencial.

Preenchi o formulário disponível, embora o aviso fosse claro: toda e qualquer pré inscrição para participar seria sujeita a selecção. Posteriormente, uma confirmação poderia chegar por email. 

Nada disso me travou. Inscrevi-me e pronto! E esqueci o assunto.

As minhas preocupações do momento andavam mais ligadas à consecução dos projectos que desenvolvia com os alunos, bem como à renovação das actividades de Kidzlearn Lugares & Aprendizagens em Língua Portuguesa. 

E um dia, espantosamente, recebi a carta/convite via email para participar. Não queria acreditar?! 

Escrevi de imediato à responsável da organização da Conferência. A resposta foi rápida e concisa. O convite era-me mesmo dirigido!

Em fase de grande azáfama, organizei todas as minhas actividades pedagógicas, de modo a deslocar-me a Bruxelas. 

É verdade que isso implicava esforço económico de minha parte! Mas quem sabe, eu não sairia enriquecida de um encontro que prometia muitos ensinamentos! Exausta certamente - a agenda assim o indiciava - e o ano lectivo ia já longo, mas satisfeita por ter aprendido algo ou eventualmente concluído que Kidzlearn Lugares & Aprendizagens estava bem focalizado nos objectivos da Agenda 2010.

E lá parti, mais uma vez acompanhada pela minha imensa bagagem dos sonhos.

 
Charlemagne Building/Brussels


O Charlemagne Building é um edifício bastante moderno, onde se situam os espaços da Comunidade Europeia. Logo à entrada, a apresentação na mesa de Recepção da Conferência, a entrega da documentação de apoio, seguida da passagem pelo sistema de vigilância cerrado, mas muito eficiente e cordial.

bruxelas2.bmp

Subi ao terceiro piso onde se situava o grande Auditório.Era verdadeiramente impressionante! A dimensão, a organização, o número de participantes. 

Só a mesa dos oradores era imensa! Rodeada de cabinas onde os intérpretes se preparavam para fazer a tradução simultânea em quase todas as línguas da União Europeia. Num grande plano, dois ecrãs gigantes davam uma panorâmica ainda mais ampla à sala.

Durante dois dias, as sessões de trabalho sucederam-se paralelamente, em diferentes auditórios e andares, a um ritmo quase impossível de acompanhar!

O espaço transparente era fantástico! E os serviços e apoios de todas as componentes que as Novas Tecnologias proporcionavam aos intervenientes eram incríveis! Nada nos mantinha afastados do mundo real. E ao mesmo tempo, quão distantes do meios escolares que percorremos no dia-a-dia! 

Patrocinada pela União Europeia, a "eLearning Conference 2005" reuniu oradores e participantes, na sua maioria professores e investigadores, vindos de muitos países: Europa, Estados - Unidos, Canadá, África. Organizações como a Unesco, e-Learning Microsoft, Cisco Systems e outras estavam representadas pela voz dos seus oradores.

Todas as intervenções tiveram como base o Programa e-Learning proposto pelo Conselho de Ministros da UE em Novembro 2003: assegurar a todos os cidadãos capacidades para o uso efectivo das NTIC através da literacia digital, promover os e-campus, as e-escolas jumeladas, bem como o reforço do Plano de Acção e-Learning. Promover também o desenvolvimento e uso do e-Learning como factor de assegurar o lifelong learning e explorar esse potencial com a finalidade de aumentar a dimensão europeia na Educação.

Houve momentos teóricos, academicistas, alguns conservadores, mas também houve amplas e verdadeiras lufadas de renovação dos pré - conceitos sobre o rumo das novas aprendizagens, o que gerou muitos sorrisos, algumas frescas e contagiantes gargalhadas do humor e da contemporaneidade dos oradores e professores participantes mais afoitos, que decidiram partilhar a sua irreverência pedagógica tão saudável. 

O mundo das aprendizagens não pode mais continuar pardacento, linear, quieto, enfadonho. Há que aproveitar a potencialidade inata das novas gerações. 

Os digital kids chegam às escolas. Trazem todo um saber fazer sem manual de instruções, movimentam-se com desenvoltura nos media, jogos interactivos, sms, mp3, chats, MSN.

A escola deve aproveitar estas capacidades imensas e colocá-las ao serviço do desenvolvimento das competências e aprendizagens que estes jovens estudantes precisam de adquirir, sob pena de perder a grande batalha no combate à iliteracia, ao abandono escolar, provocado tantas vezes pela inadequação desses saberes.

A criatividade e a imaginação são as estratégias mais aliciantes para uma metodologia de sucesso escolar, apoio à inclusão social e às necessidades específicas de ensino/aprendizagem que deve ser posta ao alcance de um número crescente de utilizadores/estudantes e das novas competências que já não se encontram só nos manuais. 

O prazer e o orgulho de sentir que Kidzlearn Lugares & Aprendizagens fora chamado novamente para a linha da frente da aprendizagem interactiva como complemento do ensino presencial pela sua criatividade e imaginação, mesmo sem apoios, deu-me força para comparecer e continuar a lutar.

Ver os meus alunos/utilizadores nas challenges, envolvidos num trabalho interactivo com outros estudantes/utilizadores, de modo a desenvolver as suas capacidades cognitivas, alargar os seus conhecimentos e aprendizagens, numa verdadeira pedagogia dos saberes e dos valores, completar a sua educação para a cidadania através das ferramentas que disponibilizo é um sonho que não devo abandonar. 

Voltar à escola nem sempre é fácil! A realidade dos meios e da componente humana dificulta muitos dos nossos ideais. Mas há que não desistir por eles! Os nossos maiores incentivadores! Os alunos, esses digital kids endiabrados, vivos, impacientes, mas afectuosos quando falamos todos a mesma linguagem! A liberdade de aprender em novos parâmetros!


A chronicle about the participation of my project Kidzlearn Lugares & Aprendizagens. The project was presented in the Lobby of the «eLearnig Conference - Towards a learning society», Brussels, 19-20 May 2005. 

A Poster and some flyers (English-French) explained the 1st Portuguese e-learning project (Secondary school) used in school with my students as  blended learning: Portuguese, French languages curricula and Civics education. Participants were very interested. 



Kidzlearn Lugares & Aprendizagens was a final project in Global Junior Challenges 2004, up to 15, Rome, 17-19 November.

G-Souto

03.03.2005

Copyright © 2010G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

June 2005: published in Kidzlearn-Lugares Aprendizagens

Agradecimentos/ Acknowledgements:

European Commission  Mrs. Giuliana Piccaluga - Conference Organiser
Tom Havercroft - Directorate-General Information Society & Media
Leo Cambre - Promotional Material


Chronicles I


sanpietro_csua_berkeley_edu_7_10_06.jpg
San Pietro

Fotografia: Erick Kyojoku 2005


Kidzlearn Lugares&Aprendizagens foi seleccionado como projecto finalista de Global Junior Challenge 2004 na categoria 'up 15 years'.






"The Global Junior Challenge is an international competition rewarding the most innovative projects employing cutting-edge ICT technologies in the field of youth education and training.
The competition, promoted by the City of Rome and organized by the Fondazione Mondo Digitale, is held every two years."

Global Junior Challenge é uma competição internacional promovido para “construir um mundo melhor através da Tecnologia Informática”. Promovido pela cidade de Roma e organizado pela Fondazione Mondo Digitale.

Parti com a mala Kidz cheia de sonhos... tinha tanto para partilhar com os jovens que me visitassem! Quatro anos de imaginação e trabalho, fora de horas, com muitas esperanças à mistura nele transportava!
Cheguei ao hotel e logo me foi entregue uma carta de boas vindas de GJC com a anotação da hora de meeting.

A meio da tarde, todos os finalistas vindos dos diferentes continentes, se reuniram no Lobby.Trocavam-se as primeiras impressões, faziam-se os primeiros conhecimentos.

Um autocarro conduziu-nos ao Palazzo dei Congressi onde preparámos o stand de apresentação dos nossos projectos para o evento dos dias que se seguiriam: Exposição de Projectos GJC.

Nunca tinha participado de uma Feira de Educação! E a sensação era estranha!

Quando me vi perante o meu stand enorme, vazio, iluminado por potentes focos metalizados, senti-me solitariamente perdida.

Todos os colegas se apresentavam financiados pelas instituições a que estavam ligados. Uma parafernália de meios! E mais de um por equipa.

Kidzlearn Lugares & Aprendizagens


G-Souto: Author's project

Afinal, eu apresentava-me sozinha, independente, tendo comigo apenas alguns posters e uma centena de desdobráveis de Lugares & Aprendizagens traduzidos para francês e inglês que pagara do meu bolso. Partira sem apoios oficiais... apesar de ter batido a algumas portas ligadas ao Ministério da Educação.

Na escola, nem pensar! Isso era demasiado avançado e portanto, incompreensível, e bastante desvalorizado. Grandes mágoas...

Olhei, mais uma vez! Poisado tranquilamente sobre uma secretaria fria, um moderníssimo e negro computador. Uma cadeira vazia esperava-me... Sentei-me!

Liguei o computador, e lentamente, fui retirando da minha pasta os posters e os desdobráveis. A ligação à Internet fez-se rapidamente. Mergulhei avidamente em Kidzlearn. Ali estava toda a minha forte motivação! As minhas raízes. O meu universo!

Olhei as paredes despidas de branco, os posters e os desdobráveis. Levantei-me então e fui em busca de fita adesiva e tesouras.


 Palazzo dei Congressi/ Roma

De volta ao stand 473 - Kidzlearn Lugares & Aprendizagens – PORTUGAL, a minha imaginação estava desperta e pronta a dinamizar o espaço que me fora reservado, mesmo em frente à porta principal de acesso ao Palazzo.

Colando daqui, descolando dacoli, medindo  olho nu, alturas ou espaçamentos, subindo e descendo de uma cadeira ou da secretária, fui dando vida a Lugares & Aprendizagens.

Cansada e silenciosa, por fim, sentei-me de novo. Separei os desdobráveis por línguas - Francês, Inglês, Português - e poisei-os graciosamente em cima da secretária ao lado do computador.

Afastei-me um pouco e o meu olhar claramente brilhou! Estava satisfeita! O espaço estava sóbrio, mas suficientemente apelativo. Isso me bastava!

A Finale Global Junior Challenge Exhibition & Conference decorreu de 17 a 19 Novembro 2004 no Palazzo dei Congressi: dois dias de conferências, exposição e partilha com um público imenso, oriundo das escolas italianas, vindo de diferentes localidades, e no terceiro dia, a entrega de Prémios no Campidoglo.

Eram manhãs frias, geladas, temperaturas muito baixas e ventos fortes. Quando o autocarro parava em frente ao Palazzo dei Congressi, uma multidão ondulante de cabecitas alegres e extrovertidas aguardava ruidosamente.

Dirigíamo-nos apressadamente para os stands e, como gesto mágico, as gigantescas portas transparentes abriam-se de par em par!
 
Centenas de jovens estudantes italianos, acompanhados de seus Professores invadiam com alegria aqueles espaços, quais pedacinhos de Mundo - Canadá Hong-Kong, Chile, EUA, Mongólia, Índia, Israel, Estónia, Austrália, Arménia, Ganda, Reino Unido, Suécia, Bélgica, Itália... e Portugal! Eu, a representar o meu país!

Havia projectos de aprendizagem de línguas, ciência, causas mundiais [informação e apoio] como sida, direitos humanos, ambiente, igualdade de oportunidades, paz.

Foram quatro dias de stresse e de fadiga, mas ao mesmo tempo, imensamente preenchidos com momentos cativantes e muito enriquecedores. Os jovens mostraram-se muito interessados e curiosos.

Kidzlearn Lugares & Aprendizagens foi muito visitado. No final da primeira manhã, já poucos desdobráveis restavam. Os alunos italianos voltavam e traziam amigos e colegas. Queriam mexer, experienciar, fazer!

Foi uma experiência muito gratificante, professores e experts das TIC de todo o Mundo ali estavam reunidos. Que extraordinária sensação! Conhecer pessoas das mais díspares regiões, tendo como interesse comum as Novas Tecnologias, o gosto pela inovação e pela partilha no ensino e aprendizagem.

Todos os finalistas representavam organizações nacionais ou internacionais e todos se faziam apoiar por entidades dos seus países. Todos, menos eu!

Eu representava-me a mim própria, com o apoio e amizade do Professor António Andrade, a quem devo a publicação em web do projecto em protótipo Lugares & Aprendizagens.

Foi uma grande honra representar o meu país e sobretudo dar a conhecer a Língua Portuguesa através da Tecnologia. Senti-me muito feliz por estar na Final de um acontecimento como GJC 2004.

Não conhecia Roma. Aproveitei então o dia livre de sábado para visitar a cidade, os monumentos carismáticos, à falta de mais tempo! É uma bela cidade, Roma!

Visitei o Vaticano, passei por Colosseo, Fontana di Trevi, Piazza Navona, Vittoriano, Arco di Costatino, Via del Corso, alguns museus, igrejas e praças.

Entrei numa exposição sobre Picasso e seus contemporâneos, no Palazzo Ruppoli, uma das artérias mais cosmopolitas da cidade. Apresentava obras doadas a museus americanos por coleccionadores particulares.

Fazia parte do meu roteiro cultural romano. Já tinha lido alguma coisa sobre a exposição. E como adoro pintura, não iria perder um momento tão intenso! Poder admirar de perto obras de um grande génio da pintura.


Trinità dei Monti


Ao cair da noite, já cansada, sentei-me na escadaria, frente à belíssima Piazza di Spagna. Observava o movimento incessante de pessoas, de tantas nacionalidades, naquela artéria romana tão frequentada! 

Juntamente com os romanos, turistas do mundo inteiro passeavam, ou então como eu, apenas admiravam a beleza esplendorosa do espaço.

No topo, a singela e antiga igreja Trinità dei Monti velava pudicamente, imprimindo uma atmosfera serena numa época de grandes incertezas.


G-Souto
Autora "Kidzlearn-Lugares & Aprendizagens"


30.11.2004
(reescrito)
Copyright © 2010G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®