Blogues em Educação

 

myspace_nicolas_kamm_afp_file_14_05_07.jpg

Fotografia: Nicolas Kamm/AFP 2007


Participei como conferencista no 3º Encontro Nacional e 1º Galaico-Português de Weblogs que teve lugar na Reitoria da Universidade do Porto, 13-14 Outubro 2006.

Foi uma experiência interessante! A minha comunicação tinha por tema a aplicação de blogues no ensino em alargamento de aprendizagens e enriquecimento curricular.



O encontro "procurou juntar investigadores, utilizadores e interessados em weblogs em Portugal e na Galiza."

Na temática Aplicações Práticas de Blogues (ensino, organizações, investigação), apresentei um intervenção intitulada  O Blog no enriquecimento curricular- Blog dos Caloiros. 

 Avatar G.Souto

O artigo foi posteriormente publicado na Revista das Ciências da Informação e da Comunicação - CETAC e pode ser lido em Revista Prisma.com

Os blogues são sítios web fáceis de criar e encorajam imenso a interacção autor/leitores.

Podem ser um espaço de ensino interactivo excelente que dá lugar a um diálogo pessoal e colectivo, num espaço de  fresca liberdade.

A diversidade de blogues ligados ao ensino é grande! Pode integrar os blogues dos professores, blogues dos alunos, blogues das disciplinas (Agauded & Baltazar, 2005) e os blogues das escolas.”

Os blogues fornecem um grande potencial como ferramenta no âmbito do ensino e aprendizagem, já que podem adaptar-se a qualquer área, nível educativo e metodologia.*

Utilizo os blogues, nas áreas curriculares de Língua Portuguesa Francês LE  e Cidadania.

Os resultados têm sido excelentes! Os alunos sentem-se atraídos pelas novas tecnologias e nada melhor do que pôr as tecnologias ao serviço da construção de conhecimento.

Os blogues de que sou autora, alguns em colaboração com um grupo de alunos, têm portanto carácter científico-pedagógico e cultural.

Servem de apoio e prolongamento do ensino presencial e dos media tradicionais, complementado por um projecto e-learning Kidzlearn Lugares & Aprendizagens (Janeiro 2002) de que sou também autora, numa perspectiva de alargamento de saberese aquisição de novas competências.

É certo que alguns alunos ainda não têm acesso à Internet e outros preferem ficar 'pendurados' no Messenger, Myspace ou Tagen e agora já no YouTube e Hi5.

Mas, os mais interessados, possuidores de uma rápida capacidade cognitiva e de um ritmo de aprendizagem assaz invulgar, visitam diariamente os  seus blogues para conhecer e participar de novos posts e desvendar novos conceitos.



Levantam dúvidas sobre actividades de reforço curricular ou deixam um comentário, como se se sentissem conectados com a Professora em tempo real. Por vezes, até é! A qualquer hora e em qualquer lugar!

Afinal, foram estes jovens alunos que me motivaram a criar espaços web com actividades em alargamento de competências, enriquecimento curricular um clima de aprendizagem interactiva.

No conjunto, tem sido uma aprendizagem muito apelativa e gratificante, em espaço aberto, dinâmico, apoiado num diálogo informal e muito fresco nesta nova relação professora/alunos.

É sem dúvida a vontade, sempre presente, de cativar uma geração que vive imergida na web que me leva a criar espaços para a descoberta de uma aprendizagem interactiva e em constante mutação.


G-Souto

8.11.2006
Copyright © 2010G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®


Referências:


Andrade, António - Comunidades de Prática,  Uma Perspectiva Sistémica, IQF -Nov@Formação, Nr 5, Junho 2005

Tiscar, Laura, Blogs de alumnos, 08.06.2005