Environmental education and outdoor



A educação ambiental e as distracções ao ar livre são muito importantes para o desenvolvimento saudável dos jovens.
Agora que os alunos passam 90% do seu tempo no interior (casa ou escola) o déficit da desordem ambiental está a aumentar.
Um estudo recente demonstrou que os jovens passam pouco mais do que alguns minutos, por dia, em brincadeiras ao ar livre. O estudo concluiu que este estilo de vida está a causar consequências emocionais, educativas e físicas, incluindo a obesidade.

Trazer os jovens para o ar livre, mostrar-lhes o mundo que os rodeia, incentivá-los a apreciar a Natureza, aproveitando para fazer exercício físico é essencial para o seu equilíbrio.
earthday.net
[tradução livre]



Environmental education and outdoor play is important for our children’s personal and academic growth. With students now spending 90% of their time indoors, “nature deficit disorder” is on the rise. A recent study found that children spend less than four minutes a day in “unstructured outdoor play.” This secluded lifestyle is causing emotional, educational, and physical consequences, including obesity. Getting kids outside teaches them about the world around them and gives them an appreciation for nature while providing an opportunity for sunshine and exercise.
Leave No Child Inside
Earth Day Network has been working with more than 600 groups, representing 42 million Americans, to pass the No Child Left Inside Act. This piece of legislation would get kids outside during the school day by providing new funding for environmental education. The funds would ensure that teachers are trained to provide high-quality, engaging lessons and would expand environmental learning opportunities across the country.
earthday.net

O sistema educativo português devia rever os seus métodos e permitir mais aulas ao ar livre, em lugar de nos ter aprisionados horas seguidas, em períodos tão longos do dia, fechados entre quatro paredes!
Poderíamos aproveitar a excelente situação geográfica da nossa cidade e da nossa escola. Fazer sessões de leitura no Parque da Cidade, nas margens do Douro, nos jardins de Serralves ou do Palácio de Cristal.

Também seria possível e muito salutar fazer-se caminhadas a pé ou de bicicleta nas praias da Foz e Matosinhos, correr ou passear no Parque na Cidade.
Tudo isto deveria fazer parte dos hábitos diários e dos currículos escolares. Estaríamos assim a contribuir para novas gerações muito mais saudáveis!
La tecnología puede enviar a un hombre a la luna, desvelar los secretos del ADN y conseguir que la gente viaje alrededor del globo cada vez en menos tiempo. Pero, ¿puede sustituir a la naturaleza? Según los autores de ciencia ficción, tanto novelas como películas, en un futuro viviremos en casas sin ventanas que nos mostrarán a través de pantallas idílicos paisajes de todo el mundo que cambiarían aleatoriamente con sólo pulsar un botón.

Helena Martínez, 12.06.2008
El País.com


Impossível! O Homem jamais poderá viver sem a Natureza! Será que estamos a esquecer que somos humanos?!

O sol, o vento, as árvores, a água, o canto dos pássaros e tudo que nos evoque a Natureza nunca poderão ser igualados por mera invenção humana!
Vivamos e fruamos a Natureza!

Ah! Um conselho! Frequentem menos os centros comerciais e os lugares de fast-food.


Boa e saudável vida!


G-Souto
15.03.2009
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Being a Teacher


Ce sont ses citoyens qui font la grandeur et la générosité d'une nation... Plus que tout autre groupe d'hommes ou de femmes, les enseignants déterminent les comportements et façonnent les idées et les aspirations de la nation.

Julius Nyerere, dans 'Le Pouvoir des Enseignants', 1966


Ontem foi o grande dia para todos os Torrinhas! Subiram ao palco para receber o diploma do Quadro de Excelência relativo ao ano lectivo 2007-08.

Sei por experiência própria o prazer que se sente ao ver o nosso trabalho recompensado! 

No meu caso, esse reconhecimento tem vindo mais de fora da minha escola e muito do estrangeiro. Lamentável não ser da escola onde exerço a minha profissão de pedagoga e de investigadora de tecnologias educativas em prol do sucesso escolar e do verdadeiro desenvolvimento do ensino e aprendizagem. 

Mas, enfim... não foi isso nunca que me fez parar!

A evolução das concepções pedagógicas contemporâneas veio acentuar o papel do aluno no seu processo de ensino e aprendizagem.

O aluno deve procurar outros recursos para a sua aprendizagem, e o professor é fundamental no desenvolvimento desses mesmos recursos.


O saber passou a ser compartilhado, e o aluno é o grande questionador, passando o professor a um plano mais discreto, mas fulcral nessa busca de respostas. 

O papel do professor é cada vez de maior responsabilidade, exactamente porque tem que orientar e moderar permanentemente as descobertas dos alunos, estimulando e desenvolvendo o espírito crítico e criativo dos aprendentes.

O professor tem desta forma a seu cargo, mais do que a transmissão da informação, moderar, estimular a aquisição de experiência por parte dos alunos.
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Ilustração do livro
Mapping Inner Space: learning and teaching visual mapping
Nancy Margulies with Nusa Maal
Second Edition - 2002

Para o desenvolvimento intelectual dos jovens é necessário que exista um professor especializado em determinada área curricular, nas tecnologias educativas na educação para a cidadania, para que os seus alunos atinjam níveis elevados de literacia, de cidadania, de aprendizagem e conhecimento. de resolução de problemas e de competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.

O que é importante mesmo é que sejamos reconhecidos pelas qualidades e pelo mérito de sabermos avançar, independentemente dos Velhos do Restelo que continuam a proliferar no presente! 

A nossa História, em todos os campos, está cheia dessas mentalidades que não avançam e coartam quem avança e progride! Não faz mal! Nós continuamos! 

Pois bem, amigos e alunos! Parabéns mais uma vez! Deixem os que dizem, os que falam! E avancem! Avancem sempre, de cabeça levantada com orgulho porque gostam de ser excelentes! E isso, é uma mais valia! 

Não olhem nem oiçam quem não gosta de vos ver acima, pelo trabalho, pelas qualidades, pela mentalidade aberta a todas as aprendizagens, pelo prazer de sentir bem no íntimo que são excelentes!! 

Às gerações que tenho acompanho na Francisco Torrinha, muito obrigada pelo carinho que me dedicam e que sentirão mais tarde. 

Pela alegria de poder trabalhar com alunos excelentes!

Pelos desafios que me lançam para eu poder ir sempre mais e mais longe na busca incessante de pôr à vossa disposição recursos educativos digitais, métodos avançados, projectos inovadores. E mesmo quando a escola não nos oferece os meios para os praticar, nós avançamos porque temos uma vontade inabalável de vencer!

Pela partilha de aprendizagens, pelo convívio, pela amizade! 

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G-Souto
17.01.2009 
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Nota: Algumas imagens retiradas da Internet não se encontram creditadas por não terem identificação dos autores.

Bom Ano 2009

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So we keep waiting
Waiting on the world to change
We keep on waiting
Waiting on the world to change.
[...]

John Mayer,Waiting on the world to change, lyrics


Bom Ano 2009!

Que todos os nossos desejos mais ternos se realizem!

Convoco aqui, num gesto de mil sons, sábios, fadas e duendes para que se juntem num esforço único, quase divino, de transportar até todos nós a magia de um Novo Mundo - o Universo original!
Que a Terra se espiritualize, deixando o amor fluir por entre todos os seres vivos.
Que os nossos corações se sintam muito felizes junto dos afectos ímpares de todos aqueles a quem queremos bem!
Que a Lua ilumine a alma de todos os que perderam seus entes bem queridos!
Que o Sol aqueça as mãos dos que têm frio e nada pedem!
Que a paz desça sobre esta Babel que se consome!
Que o perdão se faça entre os Homens de todas as vontades!



Happy New Year!

Greetings


G.S.


Somewhere over a rainbow, Keith Jarrett, piano jazz
30.12.2008


[escrito em 30.12.2007, sob pseudónimo]


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60 Years of Human Rights




PARIS, 8 dez 2008 (AFP) - Há 60 anos, no dia 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptava em Paris a Declaração Universal dos Direitos Humanos, texto fundador que rege o direito internacional desde a Segunda Guerra Mundial, embora seus ideais nem sempre sejam praticados.

Várias manifestações estão previstas para esta comemorativa, principalmente em França. Uma cerimónia será organizada no Palácio Chaillot, em Paris, onde o texto foi ratificado. 

Estarão presentes representantes da ONU, da Comissão Europeia e de organizações de defesa dos Direitos Humanos.

Inspirada na declaração francesa dos direitos humanos e do cidadão de 1789, e na declaração de Independência dos Estados Unidos de 1776, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tem na sua origem o flagelo causado pela Segunda Guerra Mundial e pelo genocídio dos judeus.

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direito", proclama o primeiro artigo da Declaração, que em trinta artigos enumera os direitos humanos, civis, económicos, sociais e culturais "inalienáveis" e "indivisíveis".

O texto foi adoptado pelos então 58 Estados membros da Assembleia Geral da ONU, com excepção da União Soviética, dos países do Leste europeu, da Arábia Saudita e da África do Sul, que se abstiveram.

(...)

As convenções internacionais para banir a discriminação contra as mulheres (1979), contra a tortura (1984) e pelos direitos das crianças (1990), são fruto da DUDH.



Fotografia: José Saramago (escritor)


O escritor José Saramago, afirmou hoje, em Lisboa, passados dez anos de receber o Prémio Nobel da Literatura, em Estocolmo, que o galardão "significou uma responsabilidade importante do ponto de vista cívico e político".

Lusa, 08.12.08


A Fundação de José Saramago vai oferecer nesta quarta-feira, por ocasião do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 200.000 cópias do texto, anunciou nesta segunda-feira o escritor português.

José Saramago, 86 anos, prémio Nobel de Literatura em 1998, decidiu distribuir o texto aos leitores de dois jornais portugueses.

"Esta declaração não está sendo respeitada. Ela existe, mas ninguém quer aplicá-la, nem os governos, nem as populações, que são difíceis de mobilizar pela defesa dos direitos humanos", lamentou o escritor durante um encontro com jornalistas.

Convidado pela Fundação José Saramago, o juiz espanhol Baltazar Garzón vai ministrar, na presença do escritor, uma conferência sobre o tema dos direitos humanos.

AFP



G-Souto
10.12.2008
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Collaborator Workshop elearningeuropa.info in Brussels



Tour Madou

No dia 30 de Outubro 2008, um grupo de colaboradores de elearningeuropa.info, do qual tenho a honra de fazer parte, como especialista - embora me considere uma aprendiz ao longo da vida - foram convidados para participar num Workshop na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas. 





O portal elearningeuropa.info é uma iniciativa da Comissão Europeia e faz parte do Programa eLearning gerido pelo departamento Multimédia da Direcção Geral de Educação e Cultura.

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Tour Madou
Fotografia: Lidija Kralj (Croacia)

A reunião teve lugar na Tour Madou  Directório Geral para a Educação e Cultura da Comissão Europeia. Encontrámo-nos numa das salas do 16º andar que usufruía de uma panorâmica lindíssima sobre a cidade. No entanto, a visibilidade não era muita dado que chovia imenso! As temperaturas rondavam os -2º graus e os 7º graus.

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Representante da Comissão Europeia
Fotografia: Niilo Alhovaara (Sweden)

Participaram vários colaboradores experts, vindos de diferentes países europeus - Suécia, Grécia, Croácia, Bélgica, Espanha, Itália, Finlândia, Bulgária e claro Portugal! A agenda de trabalhos apresentava-se intensa!


Países da UE

A reunião contou com a presença de Adam Pokorny, representante da  Comissão Europeia para a Educação, que depois de dirigir uma mensagem de boas vindas, apresentou as directrizes da Comissão Europeia para o ensino ao longo da vida, inseridas no Programa Comunitário "Aprendizagens ao longo da vida 2007-2013".

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Representante da Comissão Europeia
Responsáveis elearningeuropa.info
Fotografia: Niilo Alhovaara (Sweden)

Eugenio Rivière, responsável pela equipa do portal, definiu as prioridades do elearningeuropa.info. E deu então a palavra aos dinamizadores  da sessão de trabalho, Elina Jokisalo, coordenadora do portal e Gary Shochat

Debateram-se assuntos gerais de melhoria do portal, de modo a alargar as competências e aprendizagens de todos  os cidadãos europeus, do ensino básico ao ensino universitário, passando pelo ensino profissionalizante, numa base interactiva de ensino ao longo da vida.

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Workshop elearningeuropa.info
Brussels
Fotografia: Niilo Alhovaara (Sweden)

Todos os colaboradores apresentaram sugestões e ideias para viabilizar uma interacção mais constante na verdadeira perspectiva de comunidade colaborativa e de prática. O debate foi animado e muito enriquecedor!


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Workshop elearningeuropa.info
Brussels
Fotografia: Tiina Sarisalmi (Finland)

Durante a tarde, cada especialista-colaborador apresentou uma panorâmica do trabalho desenvolvido no seu país, com enfoque no uso de aplicações tecnológicas em actividades educativas. 

Os campos de intervenção são vastos e  bastante diversificados, tendo como base comum o elearning e, em alguns casos, o blended learning. Essa diversidade tornou a reunião deveras atractiva!

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Workshop elearningeuropa.info
Brussels
Fotografia: Gina Souto (Portugal)

Um dia inteiro de partilha de experiências, lançamento de novas e pertinentes ideias para que a Comissão Europeia leve por diante esta acção de formação e informação, de modo a alcançar todos os cidadãos, europeus, numa perspectiva cada mais alargada do ensino e aprendizagem ao longo da vida.

O portal elearningeuropa.info aparecerá no início de 2009,  como uma plataforma de "open source".

Sem dúvida cansativa, esta sessão! Mas imensamente rica e produtiva no domínio dos conhecimentos, na partilha de experiências, na capacidade de inovar e criar, prenunciando o ano que se aproxima.

A Comissão Europeia propôs para 2009 o 'European Year of Creativity and Innovation'.


G-Souto

National Collaborator/Expert
elearningeuropa.info

09.11.2008
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La Génération Google!



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Torsten Silz/AFP/DDP, file 2007
Living and prospering on "Internet time" requires a complete rethinking of what it means to learn, where learning takes place, and what learning actually looks like.
Marc Rosenberg, March 2006

Le boum des ados 'google' dans les collèges est de plus en plus enrichissant!

Ils reprennent le plaisir des livres, ils sont vifs, intelligents, hyperactifs, bavards, mp3 ou ipod aux oreilles, SMS à la seconde, ils s'intallent devant les ordinateurs, toujours la recherche google sur les doigts, et ils papotent sur Messenger, Hi5 ou Facebook...

Ils viennent sur Blog dos Caloiros enricichir leurs apprentissages, lire les 'posts', donner des oppinions ou poser des questions qui les aident à compléter leurs compétences.


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John D. Mcugh/ AFP 2008

Cette année, je continue avec mes élèves  (6e) en cours de Portugais, mais j'y mélange  la Citoyenneté. On travaille bien, on lit enormément, et on devéloppe plusieurs projets, toujours à l'aide des Technologies!

Cela me fait plaisir d'observer comment ils réagissent aux défis lancés entre l'apprentissage de la grammaire et hors cours ou école, à l'aventure des communautés de pratique.

"... ambiente que trasmitem a sensação de lugar e de presença e que facilitam o alargamento de aprendizagens..."

António Andrade, Comunidades de Prática, uma Perspectiva Sistémica, 2005

Me revoilà devant une nouvelle aventure !! Les ‘tout petits, tout nouveaux’ qui venaient d'arriver au collège, sont rentrés cette année scolaire si différents! Plus attentifs, indépendants, des vrais ados, les petits “Caloiros”! Ils travaillent fort bien à l'âge de 11-14 ans!

Quelle détresse pour les TIC! Et quelle envie de tout rechercher sur google'!!
C'est quand même un phénomène intéressant!

Il faut leur apprendre que Google n'est pas une diciopédie! On doit faire appel à toutes sources d'information. Et bien en distinguer l'origine scientifique!

Les cours de langues sont des vrais espaces ouverts à plusieurs apprentissages qui passent par plusieurs compétences, y compris l'usage d' Internet! J'y crois de plus en plus!

L’idée des communautés de pratique, je la pratique depuis quelques années!! Alors le b-learning n'est pas une nouveauté pour mes élèves!

En complément  des cours, les étudiants peuvent élargir leurs compétences/aprentissages, à l'aide de Kidzlearn Lugares & Aprendizagens, le Blog dos Caloiros et  la plate-forme learning Lugares & Aprendizagens/moodle!

Nos salles de classe sont ouvertes, extensibles, sans horaires, tout espace, écolier et virtuel. Des salles encore plus vivantes!


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Robyn Beck/AFP file, 2007

This is a challenge that caused teachers to reflect on how they adapt to new educational changes without compromising the quality of education.

Blásquez & Alonso, 2007


G-Souto
 
02.11.2008
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International Year of Languages




« Les langues sont en effet essentielles pour l'identité des groupes et des individus, et pour leur coexistence pacifique. Elles constituent un facteur stratégique pour la progression vers un développement durable, et pour une articulation harmonieuse entre le global et le local...(...)

Directeur général de l'UNESCO 


Em 16 de Maio 2007, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2008 - Ano Internacional das Línguas.

"Languages are indeed essential to the identity of groups and individuals and to their peaceful coexistence. They constitute a strategic factor of progress towards sustainable development and a harmonious relationship between the global and the local context.


They are of utmost importance in achieving the six goals of education for all (EFA) and the Millennium Development Goals (MDGs) on which the United Nations agreed in 2000."

Director-General  of UNESCO 

As questões de língua sendo prioridade no mandato da UNESCO dos  domínios da educação, das ciências, das ciências humanas e sociais, da cultura bem como da comunicação e da informação, a Organização  foi nomeada organismo responsável pela celebração deste acontecimento.


[tradução livre]

Middle school classrooms 6th F-G-H celebrate simultaneously "European Day of Languages" and "International Year of Languages", in Portuguese curricum (native language)


    Celebrating linguistic diversity, plurilingualism, lifelong language learning





« Le premier instrument du génie d’un peuple, c’est sa langue » 


16.05.2007

É fundamental que os adolescentes se sintam empenhados nos grandes movimentos plurilingues mundiais. 

A identidade linguística é uma das principais riquezas patrimoniais, e compreender esses valores faz parte da sua educação para a Cidadania. 

Abre-se assim a sala de aula às aprendizagens ligadas não só ao domínio das competências da língua materna mas também das línguas estrangeiras, para uma vida activa mais igualitária.

As actividades desenvolvidas, contribuirão certamente, para o sucesso de mais um "Dia Europeu das Línguas". E estão inscritas aqui

Naturalmente, os alunos portugueses tiveram menos tempo para as preparar, dado que a maioria dos colegas europeus já estão em aulas desde os primeiros dias de Setembro! No entanto, pude constatar que o seu entusiasmo não foi menor! Todos os anos participam, como poderão constatar aqui

Agora, aprestam-se a desenvolver diferentes actividades para a celebração do "Ano Internacional das Línguas".

"La date du 21 février 2008, neuvième édition de la Journée Internationale de la Langue Maternelle, revêtira dans ce contexte une importance toute particulière, et constituera une échéance particulièrement propice au lancement d’initiatives pour la promotion des langues."

Mr. Koïchiro Matsuura
05.11.2007



G-Souto
 
05.10.2008
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