Depois da eLearnig Conference - Towards a learning society, Bruxelas, 19-20 Maio 2005, da UE eLearning Conference 2006 - Technology Enhanced Learning – Catalyst for Change and Innovation, Espoo, Finlândia 04-05 Julho 2006, foi a vez de me deslocar a Lisboa em busca de novas paisagens no elearning.
Desta vez bem mais perto, a eLearning Lisboa 2007 - Connecting Innovation to People. teve lugar no Centro de Congressos de Lisboa e decorreu entre 15-16 Outubro 2007.
O programa era promissor, temáticas aliciantes, oradores bem conhecidos!
Não estava muito certa de ser seleccionada. Devido aos imensos afazeres de arranque de um novo ano lectivo, deixara quase para último dia a minha inscrição.
Tentadora era, no entanto, esta nova oportunidade de poder participar, ouvir, partilhar conceitos sobre os actuais paradigmas da evolução do e-learning, decorridos dois anos após as conferências de Bruxelas e da Finlândia.
Sob Presidência Europeia, Portugal não perderia a oportunidade de dar boa imagem do avanço na Educação e Formação pelo debate e intercâmbio de ideias entre todos os participantes.
Um conferencista prometia desde logo um diálogo vasto, já que criara uma grande expectativa com a publicação do seu último livro!
Doctor Marc Roesenberg
eLearning Lisboa 2007
Fotografia © G-Souto*
Marc Rosenberg, o guru do elearning, consultor, escritor e orador de prestígio, é um veterano da formação, aprendizagem organizacional, elearning, gestão do conhecimento e melhoria do desempenho. Mas outros havia que me chamavam a atenção!
Não poderia ficar espectadora à distância, como já me acontecera com a eLearning 2006 na Finlândia. Nesta só pude participar na Conferência Virtual, embora tivesse sido convidada para me deslocar à Finlândia, esse convite nunca me chegou às mãos!?
Depois de me inscrever online na "eLearning Lisboa 07", aguardei! E continuei a entregar-me por inteiro aos novos alunos que me aguardavam nas salas de aula!
Essas eram as minhas preocupações do momento! Dedicar-me ao ensino e aprendizagem de novos digital kids, à consecução de projectos, e à integração destes novos aprendentes em:
Em fase de grande azáfama, organizei todas as minhas actividades de modo a deslocar-me a Lisboa. Exaustivo certamente seria! O ano lectivo começara num clima de grandes tensões internas e muito stresse!
Isso implicou esforço pessoal e económico! Mas, saí enriquecida de um encontro que apresentou e debateu os actuais caminhos neste reinventado mundo do elearning!
E a minha constante sede de actualização de percursos pedagógicos, nesta vontade inabalável de cativar os jovens para a escola do século XXI, não deixa que me afaste destes acontecimentos!
O perfil dos alunos mudou radicalmente nos últimos anos, é um facto. Há que saber acompanhá-los, orientá-los nos caminhos dos saberes para que adquiram autonomia nas competências que se pretendem para a nova sociedade do conhecimento. E que alarguem os horizontes das suas aprendizagens, segundo os novos paradigmas sociais, culturais e intelectuais.
Patrocinada pela União Europeia, e organizada por Portugal, a eLearning Lisboa 2007 reuniu oradores e participantes, na sua maioria professores e investigadores, vindos essencialmente da Europa. Marc Rosenberg, esse veio dos Estados - Unidos.
Organizações como a Microsoft e Cisco Systems não podiam deixar de se fazer representar.
Destas, gostaria de salientar Kevin Johnson manager do sector para Educação na Europa, pela Cisco, Portugal, bem como o Diogo Vasconcelos. Pela Microsoft, Elena Bonfiglioli que nos pôs a par do investimento feito no nosso país, ligado ao programa de Cidadania.
Todas as intervenções tiveram como base as mais actuais experiências do eLearning como factor de assegurar a Coesão Digital e Social, requalificar a Sociedade do Conhecimento, e valorizar todos os cidadãos pelo uso das competências digitais de modo a melhorar a qualidade de vida e incentivar o lifelong learning.
Houve momentos teóricos, academicistas, alguns profundamente monótonos e nada originais. Notou-se uma repetição clara de oradores em várias sessões!
Penso que para a dimensão de participantes inscritos, talvez tivesse sido interessante, alargar prazos de modo a permitir um maior número de speakers.
As sessões variaram, mas assistiu-se, em algumas delas, a comunicações já ouvidas.
Professeur Etienne Wenger
eLearning Lisboa 2007
Fotografia © G-Souto*
Destaco com prazer Yves Punie, Markk Markulla, Etienne Wenger, e em extremos discutíveis, mas provocatoriamente interessantes, Vim Veen.
Estes os oradores que se evidenciaram pela qualidade das suas comunicações e pelo interesse que despertaram no debate com os participantes!
Fiquei satisfeita de me sentir enquadrada, pelo caminho que percorro, baseado na minha experimentação, ao ouvir estes oradores, ao longo de dois dias.
Conclui-se então que o blended learning (combinação de ensino presencial - em sala de aula - com ensino semi-presencial - ferramentas ou recursos online) é já um conceito praticado com sucesso e talvez o mais positivo nas comunidades de aprendizagem.
NetWorks
Kimitsu Yogachi/Reuters 2007
Mas, regresso à escola. E aí... o sonho altera-se bastante! O meu entusiasmo esmorece! É que a escola continua a viver num ritmo muito diferente! E difícil é gerar novas mentalidades!
É urgente a Escola actualizar os currículos, de acordo com a nova tipologia de alunos, sob pena de se ver confrontada com um crescente insucesso, por parte dos alunos, e a desmotivação dos Professores que querem e sabem agir com processos bem actuais, apresentando conceitos e ferramentas de ensino e aprendizagem diversificadas, mas a quem não são dados os meios e... lhes cortam as oportunidades!
Espaços mais curtos de aula e o seu natural prolongamento com recursos educativos digitais concebidos e estudados segundo o novo perfil de aprendentes, numa vertente dinâmica e desafiadora, quer para Professores quer para alunos.
A cultura socializou-se! Os blogues, wikies, moodle, second life, as comunidades de prática vieram generalizar a partilha de informação.
Second Life
A nova geração que Rosenberg apelidou de "google generation" (e nós que privamos com ela nas escolas, sabemos como isto corresponde à realidade!) quer aprender melhor, em contextos que a desafiem e a compreendam, numa variante bem mais virada para a actualidade com que vive fora da escola!
Queremos continuar a utilizar os métodos descontextualizados dos alunos?
"É urgente educar para aprender e não para ser ensinado!"
É preciso ajudar a lidar com a informação, não para copiar, mas sim para avaliar, seleccionar, tratar!
É motivador desafiar para a partilha de conhecimentos em comunidades de aprendizagem na escola e para além dela, online!
Deixo então três palavras de Rosenberg:
- start small
- think big
- be ready to skill
G-Souto
11.11.2007
Copyright © 2010G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®
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* Fotografias ©G-Souto, capturadas por telemóvel